繁體中文  |  簡体中文  |  Português  |  English  
 
|  Contactos  
 
29/11/2014  
   
Página Principal Notíicias Sobre Arte Educação Artística Eventos Artísticos Galeria On-line Documentos Artistas Associações Artísticas
 
 
 
 
 
 
 
  Posição:
   Local
   China
   Mundo
   
  Data:
  /
  até
  /
  Keyword:
 
 

Página Principal > Notíicias Sobre Arte > Local > Particulares contribuem para o enriquecimento do espólio do Museu de Macau

Particulares contribuem para o enriquecimento do espólio do Museu de Macau

5/16/2003
Museu de Macau
 

Ao Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau têm, desde o início do ano, sido feitas diversas doações de particulares num total que ascende a cerca de 132 peças destinadas ao Museu de Macau.

Entre Janeiro e Março, o MM recebeu 7 doações, num total de 58 peças, algumas das quais relacionadas com o negócio de penhores, as quais se encontram em exposição na recém inaugurada Casa de Penhores Tradicional situada na Avenida Almeida Ribeiro e outras pertencentes à Casa do Mandarim (o esboço do edifício, os retratos do casal Cheang e um documento sobre um testamento), para além de outros objectos tais como um ferro, uma cabaia, "Feng Shu" (documento relacionado com o casamento), fotografias antigas, contas para a medição de diamantes, uma lupa dobrável, uma máquina para filmes de 16mm, entre outros.

Em 10 de Abril, o cantor de ópera Li Yui Cho doou para a colecção permanente do Museu de Macau, 36 peças entre as quais instrumentos musicais em bambu, pinturas e caligrafias chinesas de conceituados artistas. Na cerimónia de doação, a Vice-Presidente, Dra. Alice Wong, agradeceu o entusiasmo e o apoio deste coleccionador, tendo simultaneamente lançado um apelo à população no sentido de seguir este exemplo e doar ao MM objectos de interesse histórico e cultural.

uas semanas após este apoio, foram recebidas mais 38 peças, de quatro doadores, entre os quais Li Yui Cho que entendeu fazer uma nova oferta de 26 caligrafias e pinturas chinesas. As restantes pessoas ofereceram mais 12 peças das décadas de 40 a 70 do século XX, entre as quais uma placa auspiciosa da Casa de Chá Lok Kok, documentos de uma casa de penhores e potes de vinho. A Casa de Chá Lok Kok, apesar de ter sido demolida há alguns anos, era muito famosa e perdura na memória de muitas gerações, quer de habitantes quer de turistas, que a frequentaram, pelo que a placa recentemente oferecida se reveste de bastante significado, enquanto testemunho de um período significativo da história de Macau.

O Instituto Cultural tem feito um grande esforço quer no que se refere à protecção quer à divulgação da importância do património cultural e histórico da cidade junto de todos os habitantes. As doações atrás referidas reflectem a cada vez maior consciência por parte dos cidadãos de Macau em colaborar nessa tarefa. O objectivo destas doações prende-se, sobretudo, com a possibilidade de melhor compreender e estudar o passado da cidade, para além de enriquecer o espólio do Museu de Macau, onde todas as peças serão guardadas, estudadas e expostas com todo o cuidado.

Se tiver qualquer objecto com valor histórico ou etnográfico que queira doar, é favor contactar o Museu de Macau, Dra Chan e Dr. Chan através dos telefones 3941213 e 3941202.

 


E-mail Para Amigo Imprimir
há 0 respostas
Conteúdo : 
 
  ¿Dªù¯S§O¦æ¬F°Ï¬F©²¤å¤Æ§½  
 
 
Sobre nos  |  Termos de Serviço  |  Declaracao de privacidade  
  Direitos de autor 2003. O conteudo deste site e propriedade da Macau Art Net. Este site nao podera ser reproduzido, na
integra ou parcialmente, sem a expressa autorizacao escrita da Macau Art Net.
 
  Obrigado pelo interesse demonstrado pela Macau Art Net. De momento, estamos a testar o formato ideal para este website,
trabalhando intensivamente no sentido de melhorar o conteudo, o design e a qualidade do servico. Caso tenha comentarios
ou sugestoes relativamente a este website, por favor contacte-nos. Obrigado.
 
  Este site foi optimizado para visualizacao a 1024x768, nas versoes Internet Explorer 5.5 ou superior.