繁體中文  |  簡体中文  |  Português  |  English  
 
|  Contactos  
 
19/12/2014  
   
Página Principal Notíicias Sobre Arte Educação Artística Eventos Artísticos Galeria On-line Documentos Artistas Associações Artísticas
 
 
 
 
 
 
 
  Posição:
   Local
   China
   Mundo
   
  Data:
  /
  até
  /
  Keyword:
 
 

Página Principal > Notíicias Sobre Arte > China > Lines Lab faz curadoria de exposi誽o em Pequim

Lines Lab faz curadoria de exposi誽o em Pequim

China/Pequim
6/27/2012
Hoje Macau
 

Por Andreia Sofia Silva

Desta vez a sua própria colecção acabou por ficar um pouco em segundo plano, mas nem por isso deixaram de olhar para o processo de transformação presente na escolha dos artistas que vão levar a Pequim. Pela primeira vez a dupla Manuel Correia da Silva e Clara Brito, que formam a Lines Lab, vão ser um dos curadores de um projecto na capital chinesa intitulado “Whatever you want – New media show”, graças ao convite do curador Gu Zhenqing. A equipa de curadores é ainda composta por Philipe Codognet, de França, bem como Du Xiyun e Lin Yujie, de Taiwan.

Para além de apresentarem a sua colecção “Super Heavy Light, desta vez em versão vídeo, a Lines Lab leva os trabalhos de dois artistas de Macau, o projecto “Molting City” do francês Yves Sonolet e o “ADC_90th Cube Project” pela dupla Mo Design. “What ever you want” tenta mostrar ao público o lugar que os novos media ocupam na sociedade actual, sendo que os mais de 20 artistas presentes prometem mostrar trabalhos em vídeo nas mais diversas vertentes.

Nas palavras de Clara Brito, o mais importante na selecção dos trabalhos foi o olhar para eles como fazendo parte de “um processo”. “Não nos interessava propriamente a parte final, mas o facto de ter a ver com um percurso”. Tal ponto está ligado ao facto da formação base da dupla ser em design de equipamento, pelo que existiu desde o inicio a curiosidade de olhar a transformação de algo que começa como design e que termina num vídeo.

Cubos e cimento
 Essa ligação está bem patente no trabalho “ADC_90th Cube Project” que a dupla de criadores Mo Design vai levar à capital chinesa. Trata-se de um vídeo que mostra todo o processo de criação até chegar ao produto final, um poster. Já Yves Sonolet apresenta um trabalho que já é do conhecimento do público.

Em “Molting City”, o artista francês fotografou pedaços de Macau antigo, tendo procedido depois a uma digitalização e manipulação das mesmas.

Quanto à colecção “Super Heavy Light”, esta também já tinha sido mostrada em Macau, por ocasião da primeira edição do Macau Fashion Link. Mas se a passadeira do Albergue SCM presenciou o trabalho na forma de roupas, desta vez os materiais base estarão retratados numa instalação vídeo.

“Filmámos os cimentos em vez de fotografar, garantindo um jogo de sombras e luzes em movimento. É esta reciclagem que vamos apresentar com o mesmo tema, mas em diferentes suportes”, disse Manuel Correia da Silva.

Esta é a primeira vez que a Lines Lab trabalha neste projecto enquanto curadores. O primeiro contacto com Gu Zheqing surgiu em meados de Abril do ano passado, por ocasião do evento “África Siu Siu Mi”, uma exposição de arte africana que integrou o “Photo Spring Festival”.
 


E-mail Para Amigo Imprimir
há 0 respostas
Conteúdo : 
 
  澳門特別行政區政府文化局  
 
 
Sobre nos  |  Termos de Serviço  |  Declaracao de privacidade  
  Direitos de autor 2003. O conteudo deste site e propriedade da Macau Art Net. Este site nao podera ser reproduzido, na
integra ou parcialmente, sem a expressa autorizacao escrita da Macau Art Net.
 
  Obrigado pelo interesse demonstrado pela Macau Art Net. De momento, estamos a testar o formato ideal para este website,
trabalhando intensivamente no sentido de melhorar o conteudo, o design e a qualidade do servico. Caso tenha comentarios
ou sugestoes relativamente a este website, por favor contacte-nos. Obrigado.
 
  Este site foi optimizado para visualizacao a 1024x768, nas versoes Internet Explorer 5.5 ou superior.